martedì 21 febbraio 2017

A.C.I.MA. Entrevista GINA TEIXEIRA para a Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior



A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.


GINA TEIXEIRA

“Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”

A.C.I.MA. – Bem-vinda GINA TEIXEIRA, é uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
G. T. – Sou Regina Maria Teixeira Coelho, nome artístico Gina Teixeira, nascida em Oswaldo Cruz, terra do samba, subúrbio do Rio de Janeiro, mas criada no Rocha, próximo à Estação Primeira de Mangueira, onde fui passista quando da inauguração do Sambódromo, e no ano seguinte também. Vivo atualmente na zona sul do Rio em Laranjeiras. 

Tenho ascendência ítalo-portuguesa e uruguaia. 

Sou atriz formada pela UNI-Rio e tenho Pós Graduação em Direito Previdenciário.
Atuei de 1981 a 2003 como Fiscal de Contribuições Previdenciárias e me aposentei como Auditora Fiscal da Receita Federal.
Comecei minha carreira artística como vedete usando o nome de “Lady Gigi” em “Gostoso mesmo é mulher” sob a direção do cômico Colé em tournée pelo Brasil e fiz a minha estreia no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, em “Calça de Veludo ou tudo de fora” de Arnoud Rodrigues e Roberto Silveira.
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo ?
G. T. – No tempo da Faculdade de Teatro fiz uma tradução para uma obra de Moliére junto com meu colega Gilberto Augusto.
Escrevo de acordo com os temas exigidos nas Antologias. Minha inspiração vem da minha persona e das minhas viagens. Acordo com as ideias, pego os dicionários e utilizo as rimas alternadas.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
G. T. – Quando eu trabalhava no programa Chico City do Chico Anízio e desfrutava da convivência com sua esposa, a atriz Alcione Mazzeo, que dividia comigo camarim na comédia “Camas Redondas, casais quadrados” de Ray Conney e John Chapman, e de vez em quando curtia a piscina em sua casa do Alto da Boa Vista, ele me ouvia contar os causos que meu pai contava, ria e dizia para eu escrevê-los, porém a atuação no teatro sempre me fascinou mais.
Quando era criança, minha professora de acordeão, Sra. Vera, me inscreveu no programa do Augusto Cesar Vannucci na TV Globo e me apresentei algumas vezes em troca de brinquedos. Porém este pesado instrumento de fole não me agradava, tocava por causa de minha genitora que me pressionava a aprender o método do Mario Mascarenhas. Na época da Universidade tive que eleger um instrumento para tocar e escolhi o violão, foi justo quando meu pai faleceu. Mas o fato de ter que estar sempre com as unhas super­ aparadas, além de me dar uma nostalgia, pois remetia-me ao tempo do luto, abandonei-o depois da catarse passar.
Anos depois, coincidentemente na época do luto de minha mãe, que nasceu no dia de Santa Rita (22 de maio), mas foi registrada no dia de Santa Sara (24 de maio), ganhei um pandeiro e pelo fato de ser pequeno e poder carregá-lo facilmente, acabei fazendo aulas de percussão e me apaixonei por ele.
Desta forma o teatro musical me interessa muito, pois posso cantar, dançar, representar e tocar algum instrumento.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 
G. T. – Criar mais sites como o da A.C.I.M.A e o da Sem Fronteiras, com opção para colocar músicas, vídeos, dar transparência e visibilidade para os trabalhos artísticos, e fazer o lançamentos cada vez numa cidade diferente.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
G. T. – Confesso que sou neófita neste segmento. Participei das seguintes Antologias:
Homenagem ao Papa Francisco com o soneto “Sant’ Ana, a padroeira do Rio de Janeiro” dos Artilheiros da Cultura do Forte de Copacabana; Escrito por Elas da Aerdna Editora de Petrópolis com “Ele é irado!”; Canta Brasil 2 da Litteris Editora com “Homenagem a João Roberto Kelly, o rei do nosso carnaval ”; Contemporâneos da Taba Cultural com “Galo Boiola” e “Ele é irado”; Poesia Legal de Gisele Lemos com “Ele é Irado”; Sem Fronteiras e Helvetia Edições com “A imagem que viajou no tempo”. Estas Antologias foram vendidas na época dos lançamentos e depois não consegui mais unidades. Ainda não escrevi meu primeiro livro solo.




A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
G. T. – Estou aqui para aprender, quem precisa de conselho sou eu. Creio que participar das Antologias é um bom começo. Neste ano de 2017 resolvi me inscrever nas Antologias Bilíngues: Sem fronteiras (Português-Inglês), Helvetia (Português-Frances) e A.C.I.M.A (português-Italiano).
A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
G. T. – Com relação ao exterior me apresentei na abertura do 11 Festival International de Théâtre pour le développement representando o Brasil em Ouagadogou (Burkina Faso), na África, cantando o repertório da cantora Marlene; em São Bernardo na Argentina no V Encuentro Feminista LatinoAmericano e del Caribe e na IV Conferencia Mundial sobre a Mulher em Huairou, na China, com a peça “Mátria’ de Maria Lucia Vidal, em Machurucuto, em Cuba, com Amir Hadad no Teatro de Rua, em Rosário e San Lorenzo, no 1º Intercâmbio Cultural Brasil Argentina com Rachel Levkovits.
A.C.I.MA. – Novos projetos?
G. T. – IV Encontro de Poetas da Língua Portuguesa, Antologia organizada por Marisa Sorrizo, que será lançada em Moçambique, Portugal e Brasil; lançar o CD Reina Regina em outros países e provavelmente retornar a ribalta, pois recebi um convite de Beth Araújo para fazer um trabalho sobre a Zaquia Jorge - A vedete do Subúrbio. Também estou aberta a propostas em televisão, cinema ou teatro em outros continentes.


A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor! 

Ele é irado!
Conheci um cara lindo, esperto e educado
Me leva a todo canto e à qualquer lado
Mas na hora da caminha, se esconde fica irritado
O povo já está dizendo
Que ele é irado, ele é irado, ele é irado!
Eu insisto, e não desisto
Pois o homem é muito hilário
Tenho já certeza disto:
Ele vai sair do armário,
Ele vai sair do armário,
Ele vai sair do armário!









RAPIDINHAS:

 A.C.I.MA. – Uma saudade?
G. T. – De meu pai, Renato Coelho, que escrevia poemas para minha mãe diariamente e às vezes os publicava em revistas da época.
A.C.I.MA. – Um sonho?
G. T. – Conhecer o mundo todo.
A.C.I.MA. – Um lugar?
G. T. – Mosqueiro, no Pará, um pedaço da Amazônia brasileira que conheci quando estava fazendo a tournée de “As moças do segundo andar” do premiado escritor paulista Ronaldo Ciambroni, dirigida por Ligia Ferreira, irmã de Bibi Ferreira.
A.C.I.MA. – Uma música?
G. T. – Baby doll de João Roberto Kelly, Max Nunes e Maurício Sherman, que eu ouvia na Tv Excelsior, e acabou fazendo parte do meu show “Gina Teixeira canta João Roberto Kelly”.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
G. T. – A minha família não aceitar a minha opção de trabalhar no teatro.
A.C.I.MA. – Um barulho?
G. T. – Do pandeiro que eu toco.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
G. T. – Roma de Laura Biagiotti, atualmente impossível de encontrar no Brasil.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
G. T. – Doce.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
G. T. – Destino.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
G. T. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
G. T. – Fazer o trabalho voluntário desde 2005 apresentando o programa da Casa do Compositor Musical onde estou Vice-Presidente e que vai ao ar aos domingos às 11h30, desde 2000, na www.tvcrio.org.br
A.C.I.MA. – Comida preferida?
G. T. – Frutos do mar.
A.C.I.MA. – O que ama?
G. T. – Estar no palco interpretando a obra de qualquer dramaturgo ou dramaturga.
A.C.I.MA. – O que não ama?
G. T. – A discriminação em todos os sentidos.
A.C.I.MA. – Um livro?
G. T. – Já que nasci no dia de Sant’ Ana,  (26 de Julho) a protetora dos livros, peço permissão para nomear dois: “O cortiço” do diplomata maranhense Aluísio Azevedo e “ Casa grande e senzala” do pernambucano Gilberto Freyre.
A.C.I.MA. – Um filme? G. T. – “O golpe mais louco do mundo” ( O Professor Kranz Tedesco di Germania), de Luciano Salce e Fausto Saraceni, onde estou de cabelo black power atuando no elenco com José Wilker, Paolo Vilagio, Adolfo Celi, Vittoria Chamas, Berta Loran etc... e “La grande Bellezza” de Paolo Sorrentino.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
G. T. – A coreógrafa Mary Marinho, do grupo Irmãs Marinho, esposa de Haroldo Costa, que me ensinou a dança afro e dessa forma pude me apresentar em San Juan de Puerto Rico, Montreal, no Canadá e Boite Sucata, no Rio de Janeiro, ao lado de Grande Otelo, Miriam Batucada entre outros.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível? 
G. T. – A tournée de “O Mercador de Veneza” de Shakespeare, durante dois anos pelas cidades do Rio de Janeiro encerrada no VIVO Rio.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
G. T. – Ter saúde, amigos e visibilidade.
A.C.I.MA. – Muito obrigada GINA TEIXEIRA! LUZ e Sucesso sempre!



Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com

                                                           EXTERIOR
A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

 http://acimamandala.blogspot.it/2015/12/a.html

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 



E... CONTINUA...

Nessun commento:

Posta un commento